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Id:12981
Autor:STELLA, Florindo.
Título:Atividade hemisferica cerebral: aspectos neuropsicologicos.
Fonte:Doxa (Araraquara);4(1):167-184jan./jun. 1998.
Resumo em português: Neste estudo, apresentamos as caracteristicas neuropsicologicas mais comuns associadas aos hemisferios cerebrais. Realcamos o processamento da linguagem como uma das funcoes eminentemente lateralizadas no hemisferio esquerdo do cerebro, e discutimos, ainda, algumas caracteristicas das afasias. Disturbios da comunicacao, da compreensao, ou ambos, sao os sintomas neuropsiquiatricos mais frequentes.
Descritores DECS:LESOES CEREBRAIS
NEUROPSICOLOGIA
 -BRAIN LESIONS
 NEUROPSYCHOLOGY


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Id:12976
Autor:SENATORE, Regina Celia Mendes.
Título:Freud e a sexualidade infantil: "os tres ensaios".
Fonte:Doxa (Araraquara);4(1):159-165jan./jun. 1998.
Resumo em português: Este estudo busca refletir sobre a Sexualidade Infantil discutida por Freud nos 'Tres ensaios para uma teoria sexual'. Atraves desta reflexao contribuir para a formacao de professores, principalmente educacao infantil, para o entendimento da sexualidade e de suas manifestacoes na infancia.
Descritores DECS:SEXUALIDADE
CRIANCAS
PSICANALISE
FREUD (SIGMUND)
 -SEXUALITY
 CHILDREN
 PSYCHOANALYSIS
 FREUD (SIGMUND)


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Id:12972
Autor:LEITE, Ivanise.
Título:Processo educativo no mundo contemporaneo: a praxis intencional e o resgate da cidadania.
Fonte:Doxa (Araraquara);4(1):143-158jan./jun. 1998.
Resumo em português: Os mais recentes paradigmas das ciencias sociais apregoam a necessidade de uma aprendizagem permanente voltada ao despertar da capacidade analitica e critica bem como ao resgate da cidadania. A base desta acepcao sao as transformacoes socio-historicas que presenciamos. Deste modo, o trabalho educativo torna-se protagonista da edificacao de uma sociedade mais igualitaria e emancipadora. Esse um dos compromissos politicos de seus agentes atraves do exercicio da praxis intencional. O artigo propoe que um dos caminhos capaz de superar praticamente a alienacao da atividade humana e a propria atividade humana autoconsciente e objetivada ao longo do processo, visando a promocao dos valores contidos na genericidade.
Descritores DECS:CONSCIENCIA
ETICA
TOLERANCIA
 -CONSCIENCE
 ETHICS
 TOLERANCE


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Id:12968
Autor:FREITAS, Maristela Rodrigues de; DIAS, Tarcia Regina da Silveira; RODRIGUES, Maria Alice de Campos.
Título:Viabilidade de educacao sexual para alunos com deficiencia mental: percepcoes de profissionais da area (Parte 1).
Fonte:Doxa (Araraquara);4(1):119-142jan./jun. 1998.
Resumo em português: Neste estudo, profissionais de duas APAES (Sao Carlos-SP e Manaus-AM) foram solicitados a falar sobre o que pensavam a respeito da possibilidade da implementacao de uma proposta de educacao sexual para deficientes mentais, dando enfase a obter informacoes sobre a forma de atuacao da escola nessa area e a implantacao da proposta. Obteve-se informacao tambem sobre o papel dos profissionais nesta implementacao e os beneficios da mesma para a propria escola. Com base em uma analise qualitativa das entrevistas, os resultados mostraram que todos os profissionais acham importante a implantacao da proposta, mas se acham despreparados para realiza-la, principalmente porque desempenham os papeis esperados pela instituicao, isto e, reprimir a sexualidade. Apontaram, tambem, a necessidade desta proposta ser assumida por todos os profissionais da escola e ser dirigida ao aluno tomado como um ser total.
Descritores DECS:EDUCACAO SEXUAL
DEFICIENTES
TRANSTORNOS MENTAIS
 -SEX EDUCATION
 DISABLED
 MENTAL DISORDERS


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Id:12966
Autor:REY, Fernando L. Gonzalez.
Título:La cuestion de la subjetividad en un marco historico-cultural / La cuestion de la subjetividad en un marco historico-cultural
Fonte:Doxa (Araraquara);4(1):87-118jan./jun. 1998
Resumo em português: O trabalho apresenta uma visao geral sobre a forma pela qual o termo subjetividade tem sido tratado em diferentes momentos do desenvolvimento sob o enfoque historico-cultural, e a maneira como o termo tem sido usado por alguns dos pioneiros deste enfoque (Vygotsky L.S., Rubinstein S.L., etc). O texto resignifica a categoria de personalidade, a qual e definida pelo autor como um sistema subjetivo, e defende a ideia de que a constituicao subjetiva da psique apoia-se na existencia cultural humana. A subjetividade e o nivel ontologico que caracteriza o funcionamento da psique no homem e caracteriza-se pela constituicao e complexos sistemas de significacao e sentido subjetivo nos quais a experiencia humana e constituida. Em estreita relacao com a categoria de personalidade o autor vai desenvolver a categoria sujeito, a qual representa um canal de integracao entre os dois niveis diferentes de constituicao da subjetividade: o social e o individual. A complexa dinamica entre estes dois niveis e desenvolvida no artigo. Sao apresentadas tambem algumas consequencias epistemologicas desta definicao de personalidade e seu impacto metodologico na pesquisa sobre a personalidade.
Descritores DECS:SUBJETIVIDADE
PERSONALIDADE
EPISTEMOLOGIA
 -SUBJECTIVITY
 PERSONALITY
 EPISTEMOLOGY


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Id:12962
Autor:MARTINEZ, Albertina Mitjans.
Título:Que profesor necesitamos? Desafios para su formacion / Que profesor necesitamos? Desafios para su formacion
Fonte:Doxa (Araraquara);4(1):67-86jan./jun. 1998
Resumo em português: A autora debate o papel da escola e dos professores desde a perspectiva do estudo da subjetividade. Ela defende a ideia da importancia da escola para o desenvolvimento da personalidade. Esta ideia se apoia na necessidade de que os complexos processos e estados dinamicos da personalidade devem ser intencionalmente apoiados pela acao do professor para estimular estados psicologicos como seguranca, independencia, interesses cognitivos e outros, os quais estao na base da acao social do sujeito. A autora tambem enfatiza a importancia da personalidade no processo de aprendizagem. A instituicao escolar como espaco da educacao da personalidade implica um conjunto de exigencias em relacao a formacao do professor. O professor tem um papel chave no complexo processo que tem lugar na escola; de forma particular a autora poe atencao nas caracteristicas da personalidade do proprio professor, e enfatiza a importancia de seus valores, capacidade de comunicacao e criatividade. Finalmente e apresentada uma avaliacao critica dos sistemas atuais de formacao de professores. Em relacao a isto, a autora apresenta as limitacoes desses sistemas e propoe algumas alternativas para seu melhoramento.
Descritores DECS:PERSONALIDADE
FORMACAO DE PROFESSORES
ESCOLAS
DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE
 -PERSONALITY
 TEACHER EDUCATION
 SCHOOLS
 PERSONALITY DEVELOPMENT


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Id:12960
Autor:MANCEBO, Deise.
Título:Politicas para a educacao superior e a formacao profissional.
Fonte:Doxa (Araraquara);4(1):47-65jan./jun. 1998.
Resumo em português: O artigo discute criticamente as politicas governamentais que vem sendo postuladas para a educacao superior brasileira, a partir dos anos 90, analisando a dinamica que estas reformas tem imprimido no cotidiano das instituicoes de ensino superior, em um campo especifico: o da formacao profissional.
Descritores DECS:ENSINO SUPERIOR
POLITICA
 -FORMACAO PROFISSIONAL
 HIGHER EDUCATION
 POLITICS
 PROFESSIONAL TRAINING


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Id:12956
Autor:CALIL, Regina Celia Ciriano; ARRUDA, Sergio Luiz Saboya.
Título:Psicoterapia de grupo de crianca: relato das bases teorico-clinicas que fundamentaram o inicio da sua pratica no setor de saude mental infantil da UNICAMP.
Fonte:Doxa (Araraquara);4(1):9-46jan./jun. 1998.
Resumo em português: Sao relatados os principais fundamentos teorico-clinicos utilizados quando do planejamento e do desenvolvimento de um projeto de trabalho, iniciado em 1987, com grupos de psicoterapia de criancas entre seis e doze anos de idade, em uma instituicao publica: o Ambulatorio de Saude Mental Infantil do Hospital das Clinicas da UNICAMP. Procura-se assinalar a importancia do embasamento teorico, do planejamento, de seminarios e de reunioes clinicas de supervisao. Os grupos de psicoterapia de crianca desenvolvidos nesse servico originaram-se de uma demanda ambulatorial, apoiaram-se em conceitos teorico-clinicos advindos e adaptados da psicoterapia de grupos de adultos e de criancas e da psicoterapia infantil individual, segundo o referencial psicodinamico e psicanalitico, utilizando a tecnica de ludoterapia. Esses grupos de crianca foram desenvolvidos em um contexto universitario de ensino e de pesquisa, do qual participavam docentes e profissionais graduados que se especializavam na area da saude mental infantil.
Descritores DECS:PSICOTERAPIA DE GRUPO
CRIANCAS
LUDOTERAPIA
SAUDE MENTAL
 -GROUP PSYCHOTHERAPY
 CHILDREN
 PLAY THERAPY
 MENTAL HEALTH


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Id:8882
Autor:COSTA, Maria Luiza Andreozzi da.
Título:A inteligencia ancorada no movimento do desejo.
Fonte:Doxa (Araraquara);1(3):109-129set./dez. 1995.
Resumo em português: Este artigo introduz uma interlocucao entre a concepcao de inteligencia de Piaget e a concepcao de desejo oriunda da psicanalise de Freud, expressa na leitura de Jacques Lacan. Apresenta a inteligencia como uma funcao portadora de mecanismos especificos que delineiam seus movimentos, porem nao autonomos, e sim subordinados ao movimento do desejo (inconsciente). O texto apresenta o sujeito constituido pelo desejo que se expressa na cadeia de significantes, e a inteligencia construindo um estilo de conhecimento ancorada e movimentada no percurso deste sujeito.
Descritores DECS:INTELIGENCIA
MOTIVACAO
APRENDIZAGEM
EDUCACAO
PSICANALISE
 -INTELLIGENCE
 MOTIVATION
 LEARNING
 EDUCATION
 PSYCHOANALYSIS


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Id:8876
Autor:LAMOREA, Maria Lucia; COSTA, Maria da Piedade Rezende da.
Título:Possibilidades educacionais de criancas com sindrome de Down: a utilizacao do metodo montessoriano.
Fonte:Doxa (Araraquara);1(3):91-107set./dez. 1995.
Resumo em português: O presente estudo trata sobre o trabalho realizado com tres criancas portadores da Sindrome de Down (um menino e duas meninas), na faixa etaria entre tres e sete anos, alunos de uma classe especial da rede municipal de ensino de Araraquara, Estado de Sao Paulo. Teve como objetivo investigar se os principios e material montessorianos poderiam ser utilizados com sucesso por essas criancas. Elas foram expostas a seis tipos diferentes de atividades montesserianas, em um total de 10 sessoes para cada tipo de atividade totalizando 60 sessoes para cada crianca. Os comportamentos apresentados pelas criancas, durante as sessoes, foram observados e registrados. Os registros informaram sobre os acertos e erros da crianca na execucao das tarefas, ou seja, como resolveu o problema ao ser exposta ao material montessoriano. Conforme analise dos dados, cada crianca demonstrou habilidade e criatividade no manuseio do material, de acordo com seu ritmo e repertorio, em relacao as seis atividades do metodos montessoriano. Concluiu-se, entao, que, pelo menos essas seis atividades do metodo podem ser utilizadas com sucesso por criancas portadoras da Sindrome de Down.
Descritores DECS:SINDROME DE DOWN
METODO MONTESSORI
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
EDUCACAO ESPECIAL
 -DOWN SYNDROME
 MONTESSORI METHOD
 COGNITIVE DEVELOPMENT
 SPECIAL EDUCATION


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Id:8868
Autor:OLIVEIRA, Maria Beatriz Loureiro de; CHAKUR, Gabriela de Sa Ribeiro.
Título:A implantacao de um servico de orientacao educacional e informacao professional: uma experiencia bem sucedida.
Fonte:Doxa (Araraquara);1(3):65-90set./dez. 1995.
Resumo em português: O presente artigo refere-se a experiencias de um Programa de Implantacao do Servico de Orientacao Educacional e Informacao Profissional que ha mais de uma decada vem sendo desenvolvido junto a Unidade Auxiliar CEAO, da UNESP/F. C. L. de Araraquara. O objetivo deste Programa e possibilitar a capacitacao especifica de jovens estudantes, quanto ao processo de escolha vocacional, levando em conta o contexto socio-politico-economico em que se inserem. Trata-se de um processo de intervencao organizado enquanto pesquisa-acao, que resultando de investigacoes teorico-empiricas, sintetiza avancos significativos no processo da escolha profissional. O artigo apresenta, ainda, os procedimentos, as tecnicas e os recursos utilizados, bem como os resultados que tem sido progressivamente alcancados ao longo de sua execucao.
Descritores DECS:CONSELHO EDUCACIONAL
ORIENTACAO VOCACIONAL
ESCOLHA DA PROFISSAO
PROGRAMAS EDUCACIONAIS
 -EDUCATIONAL COUNSELING
 OCCUPATIONAL GUIDANCE
 OCCUPATIONAL CHOICE
 EDUCATIONAL PROGRAMS


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Id:8865
Autor:ALONSO, Luiza Klein.
Título:Mulher, afeto e aids.
Fonte:Doxa (Araraquara);1(3):47-63set./dez. 1995.
Resumo em português: Este artigo pretende discutir dialeticamente questoes envolvendo a mulher, afeto e AIDS. Relaciona o aumento de casos de AIDS em mulheres com o fato de que as mulheres se envolvem em relacoes sexuais porque se acreditam apaixonadas e, por estarem apaixonadas desistem dos cuidados preventivos.
Descritores DECS:MULHERES
AFEICAO
SEXUALIDADE
SINDROME DE IMUNODEFICIENCIA ADQUIRIDA
PREVENCAO DA AIDS
 -SIDA
 HUMAN FEMALES
 AFFECTION
 SEXUALITY
 ACQUIRED IMMUNE DEFICIENCY SYNDROME
 AIDS PREVENTION
 AIDS


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Id:8863
Autor:GRANT, Walkiria Helena.
Título:O ensino da psicanalise: o outro lado da transmissao.
Fonte:Doxa (Araraquara);1(3):31-45set./dez. 1995.
Resumo em português: Este trabalho busca investigar se o estudo de textos psicanaliticos, poderia ser considerado como variavel privilegiada a incidir como causa de ruptura de um sistema organizado de ideias que ate entao, serviam para explicar a historia de vida de um determinado sujeito. Tendo a psicanalise como referencial teorico, buscamos refletir sobre a relacao aula/texto lido e sintoma do aluno. Foi frequente a escuta de que o processo participativo do aluno em aula e provocativo: e com sua historia pessoal que o aluno apre(e)nde o conteudo programatico da disciplina. Alguns alunos mostraram-se seriamente abalados apos a escuta de determinados significantes em aula, a ponto de virem a formular demanda de analise. O ensino da psicanalise pode provocar algo alem da transmissao de um corpus teorico sobre um determinado sistema de conhecimento-o trabalho clinico.
Descritores DECS:PSICANALISE
ENSINO
EDUCACAO
 -PSYCHOANALYSIS
 TEACHING
 EDUCATION


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Id:8859
Autor:BLOCH, Silviane Barbato; TUNES, Elizabeth.
Título:Procedimento para analise da articulacao tematica de textos escritos por uma jovem com sindrome de Down.
Fonte:Doxa (Araraquara);1(3):7-29set./dez. 1995.
Resumo em português: Ao fazer o acompanhamento assistido da producao escrita de uma jovem de 19 anos com sindrome de Down, viu-se a necessidade de realizar uma analise da coordenacao e digressao tematicas em seus textos. Para tanto, elaborou-se o procedimento que e descrito neste artigo. Em linhas gerais, ele consiste na identificacao do tema, dos sub-temas e das acoes verbais de cada paragrafo do texto e na representacao destes em dois eixos perpendiculares de coordenacao e digressao tematica. O seu emprego permite verificar a existencia de um plano de elaboracao do texto, as tentativas de adequacao deste ao leitor e, principalmente, as estrategias empregadas pela escritora ao lidar com a relacao plano-leitor.
Descritores DECS:SINDROME DE DOWN
LINGUAGEM ESCRITA
DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
 -DOWN SYNDROME
 WRITTEN LANGUAGE
 INTELLECTUAL DEVELOPMENT
 COGNITIVE DEVELOPMENT


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Id:8855
Autor:OLIVEIRA, Maria Lucia de.
Título:Entrevista com a Dra. Alicia Beatriz Dorado de Lisondo.
Fonte:Doxa (Araraquara);3(1/2)jan./dez. 1997.
Resumo em português: Nesta entrevista, a Dra. Alicia faz uma abordagem das politicas e praticas educacionais, ressaltando a importancia da Psicanalitise como instrumento de critica da e para a Educacao. Sublinha a relacao entre desenvolvimento emocional e aprendizagem e o uso efetivo da inteligencia e seu carater transformador e criativo.
Descritores DECS:EDUCACAO
DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
APRENDIZAGEM
DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL
PSICANALISE
ENTREVISTAS
 -EDUCATION
 EMOTIONAL DEVELOPMENT
 LEARNING
 INTELLECTUAL DEVELOPMENT
 PSYCHOANALYSIS
 INTERVIEWS


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Id:8853
Autor:FRANCA, Carlos Alberto Vidal.
Título:O homossexualismo sob o enfoque da psicologia transpessoal.
Fonte:Doxa (Araraquara);3(1/2)jan./dez. 1997.
Resumo em português: Apos breve introducao ao surgimento da Psicologia Transpessoal, e enfocada a questao da consciencia nas varias escolas psicologicas e sua abordagem sobrevivencialista preconizada pela Transpessoal. Considerando rapidamente as varias explicacoes para o fenomeno humano do homossexualismo, o autor propoe, atraves da Transpessoal e com base na teoria oriental da energia bipolar (yang-yin), a sua interpretacao para a causa primordial do homossexualismo.
Descritores DECS:HOMOSSEXUALIDADE
PSICOLOGIA TRANSPESSOAL
CONSCIENCIA
PSICOLOGIA HUMANISTICA
 -HOMOSEXUALITY
 TRANSPERSONAL PSYCHOLOGY
 CONSCIENCE
 HUMANISTIC PSYCHOLOGY


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Id:8851
Autor:CARVALHO, Ana Maria Pimenta.
Título:Adesao ao trabalho de escrita em cooperacao e suas relacoes com a qualidade dos textos produzidos.
Fonte:Doxa (Araraquara);3(1/2)jan./dez. 1997.
Resumo em português: Este trabalho buscou identificar formas de adesao ao trabalho de escrita em cooperacao e sua relacao com a qualidade da producao individual de textos em alunos de terceira serie do primeiro grau. Baseia-se nos pressupostos da aprendizagem cooperativa, buscando verificar se a habilidade de escrever historias pode ser aprimorada com participacao do aluno em um treino em que ela e praticada em colaboracao com um colega. Secundariamente, buscou-se verificar se havia diferencas entre meninos e meninas quanto a habilidade de escrever e quanto as formas de adesao ao trabalho em cooperacao. Encontrou-se uma relacao positiva entre a forma de trabalhar no treino e a qualidade dos textos produzidos individualmente, para o grupo de meninas. Entretanto, uma melhoria na qualidade de seus textos, produzidos apos o treino, nao pareceu dever-se a participacao no trabalho com uma companheira. No caso dos meninos essa analise nao foi possivel visito que o grupo dos meninos era muito pequeno. Nao foram encontradas diferencas entre meninos e meninas quanto ao engajamento no trabalho em cooperacao, durante o treino, e nem quanto a qualidade global de seus textos.
Descritores DECS:APRENDIZAGEM COOPERATIVA
HABILIDADES NA ESCRITA
ESCRITA CRIATIVA
AMBIENTE DE SALA DE AULA
LINGUAGEM ESCRITA
 -COOPERATIVE LEARNING
 WRITING SKILLS
 CREATIVE WRITING
 CLASSROOM ENVIRONMENT
 WRITTEN LANGUAGE


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Id:8847
Autor:LEITE, Cesar D. P.
Título:Oralidade e escrita: uma reflexao.
Fonte:Doxa (Araraquara);3(1/2)jan./dez. 1997.
Resumo em português: Este artigo discute a existencia de uma possivel inter-relacao entre o discurso e a producao de textos a partir de uma abordagem que procura separar, atraves de um modo de ver convencional, a crianca do texto que ela escreveu.
Descritores DECS:ALFABETIZACAO
APRENDIZAGEM
LINGUAGEM ESCRITA
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
 -LITERACY
 LEARNING
 WRITTEN LANGUAGE
 LANGUAGE DEVELOPMENT
 CHILDHOOD DEVELOPMENT


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Id:8846
Autor:SENATORE, Regina C. M.
Título:Do olhar objetivo a escuta da subjetividade: a cura pela fala.
Fonte:Doxa (Araraquara);3(1/2)jan./dez. 1997.
Resumo em português: Este trabalho tem o objetivo de discutir como a Psicanalise foi se constituindo como area de conhecimento, ao mesmo tempo que foi se afatando da Psiquiatria e da Neurologia e a fala passando a ocupar papel relevante nesse processo.
Descritores DECS:PSICANALISE
PSIQUIATRIA
COMUNICACAO ORAL
SUBJETIVIDADE
HISTORIA
 -PSYCHOANALYSIS
 PSYCHIATRY
 ORAL COMMUNICATION
 SUBJECTIVITY
 HISTORY


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Id:8844
Autor:MARCAL RIBEIRO, Paulo Rennes.
Título:Primordios do ensino e da pesquisa em psicologia no Brasil: os laboratorios experimentais.
Fonte:Doxa (Araraquara);3(1/2)jan./dez. 1997.
Resumo em português: O presente trabalho e um estudo historico-descretivo acerca dos laboratorios experimentais de pesquisas, prestar assessoria e contribuir para o ensino da psicologia. Seu surgimento no Brasil ocorreu no inicio do seculo XX, sendo os pioneiros Domingos Jaguaribe (1901), Manoel Bomfim (1906), Ugo Pizzoli (1914), Waclaw Radecki (1924) e Helena Antipoff (1929) os nomes que mais se destacaram nesta fase inicial da psicologia no Brasil.
Descritores DECS:ENSINO DE PSICOLOGIA
HISTORIA DA PSICOLOGIA
PESQUISA
LABORATORIOS EXPERIMENTAIS
BRASIL
 -PSYCHOLOGY EDUCATION
 HISTORY OF PSYCHOLOGY
 RESEARCH
 EXPERIMENTAL LABORATORIES
 BRAZIL


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Id:8841
Autor:RUSSO, Jane A.
Título:Individuo e transcendencia: algumas reflexoes sobre as modernas "religioes do eu".
Fonte:Doxa (Araraquara);3(1/2)jan./dez. 1997.
Resumo em português: Na primeira parte do trabalho a constituicao da moderna concepcao de inidividuo e discutida a partir das formulacoes de Louis Dumont, Norbert Elias, Georg Simmel e Richard Sennett. Apontamos a dualidade de tal concepcao, que inclui tanto a ideia de um sujeito senhor-de-si, dono de autonomia e livre-arbitrio, quanto a de um sujeito alienado-de-si, em busca de um self sempre fugidio. Na segunda parte analisamos, a luz da discussao anterior, o funcionamento das terapias psicologicas, demonstrando sua afinida com o modo de funcionamento das seitas e religioes.
Descritores DECS:INDIVIDUALIDADE
RELIGIAO
CULTURA
PSICANALISE
 -INDIVIDUALITY
 RELIGION
 CULTURE
 PSYCHOANALYSIS


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Id:8077
Autor:OLIVEIRA, Maria Beatriz Loureiro de; SILVA, Sonia Aparecida Ignacio.
Título:A orientacao educacional e a escola publica.
Fonte:Doxa (Araraquara);2(1/2):125-139jan./dez. 1996.
Resumo em português: O presente artigo consiste num relato de intervencao no ambito da Orientacao Educacional e Profissional, realizadas na Rede Oficial de Ensino de primeiro e segundo graus e no Centro de Estudos, Assessoria e Orientacao Educativa 'Dante Moreira Leite' (F.C.L./Campus de Araraquara). Partindo-se de uma reflexao sobre a pratica escolar cotidiana e os problemas ali detectados, procurou-se, atraves das experiencias relatadas, evidenciar a importancia e necessidade do trabalho do Orientador Educacional nos ambitos intra e extra escolares.
Descritores DECS:CONSELHO EDUCACIONAL
ORIENTACAO VOCACIONAL
EDUCACAO EM ESCOLA PUBLICA
 -EDUCATIONAL COUNSELING
 OCCUPATIONAL GUIDANCE
 PUBLIC SCHOOL EDUCATION


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Id:8072
Autor:KEIDE, Ricardo A.
Título:Ora, direis... o individualismo e a (in)existencia do sujeito.
Fonte:Doxa (Araraquara);2(1/2):115-124jan./dez. 1996.
Resumo em português: Pretende-se demonstrar que, a partir da analise de certa interpretacao de pontos da teoria de Louis Dumont, pode-se relacionar a crise de paradigma da ciencia e os novos modelos da concepcao de sujeito em sincronismo com a manifestacao de praticas alternativas e a producao de subjetividade, alem de tratar de uma possivel postura do saber 'psi' frente aos modelos em crise da ciencia.
Descritores DECS:INDIVIDUALIDADE
SUBJETIVIDADE
PSICOLOGIA
 -INDIVIDUALITY
 SUBJECTIVITY
 PSYCHOLOGY


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Id:8068
Autor:DI BELLO, Delvana; RIBEIRO, Paulo Rennes Marcal.
Título:Breve estudo de caso de uma crianca com "dificuldades" de aprendizagem e a intervencao psicopedagogica.
Fonte:Doxa (Araraquara);2(1/2):95-114jan./dez. 1996.
Resumo em português: A partir da solicitacao de uma avaliacao psicopedagogica de um aluno do Ciclo Basico com sete anos de idade que, segundo a professora, apresentava dificuldades de aprendizagem, os autores realizaram um estudo de caso onde fazem uma apresentacao do campo da psicopedagogia e, em seguida, comentam as etapas desenvolvidas no diagnostico, concluindo o caso com uma proposta de como se lidar com a situacao em questao.
Descritores DECS:DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
CRIANCAS
PSICODIAGNOSTICO
AVALIACAO PSICOLOGICA
 -PSICOPEDAGOGIA
 LEARNING DISABILITIES
 CHILDREN
 PSYCHODIAGNOSIS
 PSYCHOLOGICAL ASSESSMENT
 PSYCHOPEDAGOGY


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Id:8064
Autor:CAVICCHIA, Durlei de Carvalho.
Título:Afetividade e inteligencia no funcionamento mental da crianca.
Fonte:Doxa (Araraquara);2(1/2):75-94jan./dez. 1996.
Resumo em português: A questao proposta no titulo e discutida a partir da apresentacao e analise de um caso extraido de pesquisa que resultou em Tese de Livre-Docencia sobre 'Afetividade e Inteligencia: um estudo do funcionamento mental da crianca'. O foco de analise e constituido pelas relacoes verificadas entre processos cognitivos e afetivos identificados no funcionamento mental de uma crianca de 5 anos, a partir de suas respostas a provas piagetianas de classificacao e ao teste CAT. As teorias psicanalitica e piagetiana do desenvolvimento infantil orientam a analise das observacoes. A discussao situa o aspecto funcional do aparelho psiquico, em suas manifestacoes no comportamento da crianca, como aquele que possibilita o prognostico do seu desenvolvimento mental. A consideracao desse aspecto possibilita, ainda, uma analise teorica compreensiva da questao, pela utilizacao de conceitos e propostas explicativas da Psicologia Genetica e da Psicanalise: assimilacao e acomodacao; introjecao, projecao e identificacao. E discutido, tambem, o significado das relacoes entre afetividade e inteligencia para compreender e ajudar a crianca na sua adaptacao a realidade, em situacao escolar.
Descritores DECS:AFEICAO
INTELIGENCIA
PROCESSOS COGNITIVOS
PROCESSOS MENTAIS
CRIANCAS
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
PSICANALISE
 -AFFECTION
 INTELLIGENCE
 COGNITIVE PROCESSES
 MENTAL PROCESSES
 CHILDREN
 CHILDHOOD DEVELOPMENT
 PSYCHOANALYSIS


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Id:8061
Autor:YAMAMOTO, Oswaldo Hajime.
Título:A incidencia marxista na producao educacional brasileira atraves dos periodicos: 1971-1989.
Fonte:Doxa (Araraquara);2(1/2):47-74jan./dez. 1996.
Resumo em português: Este trabalho constitui-se em uma tentativa de mapear a producao educacional marxista dos anos 70/80 publicada em tres periodicos especializados: Cadernos de Pesquisa, Educacao e Sociedade e Revista da ANDE. A partir de distincoes entre estudos marxistas e de outras inspiracoes teoricas e temas propriamente educacionais ou de areas correlatas, sao apresentadas e discutidas a distribuicao longitudinal dos estudos educacionais marxistas e o espectro tematico abrangido.
Descritores DECS:EDUCACAO
COMUNISMO
PUBLICACOES PERIODICAS
BRASIL
 -EDUCATION
 COMMUNISM
 PERIODICALS
 BRAZIL


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Id:8059
Autor:GONCALVES, Ana Paula Barreiro de Souza.
Título:Um pouco da historia da psiquiatria no Brasil: a colonia Juliano Moreira.
Fonte:Doxa (Araraquara);2(1/2):7-46jan./dez. 1996.
Resumo em português: O presente artigo, consiste em uma analise do processo de transformacao institucional, dito democratico, ocorrido na Colonia Juliano Moreira, a partir do inicio dos anos 80. Tal analise tem como referencia sua historia e esta inserida dentro do contexto dos saberes e fazeres acerca da loucura no Brasil.
Descritores DECS:SAUDE MENTAL
PSIQUIATRIA
HISTORIA
BRASIL
 -MENTAL HEALTH
 PSYCHIATRY
 HISTORY
 BRAZIL


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Id:734
Autor:TASSO, Valeria Carrijo; VIANNA, Marly de Almeida G.
Título:A apatia infantil e suas relacoes com o fracasso escolar.
Fonte:Doxa (Araraquara);1(2):163-191maio/ago. 1995.
Resumo em português: Este trabalho descreve uma analise sobre conceito e diagnostico do termo 'apatia'. O objetivo do estudo foi explicar a apatia como variavel associada ao fracasso escolar, mostrando algumas formas de diagnostica-la e sugerindo estrategias metodologicas de controlar e/ou superar o comportamento apatico. O trabalho foi realizado na instituicao da APAE - Municipio de Sao Carlos, SP, por meio de entrevistas com 26 profissionais que atendem uma clientela portadora de dificuldades educacionais especiais. Os resultados indicaram a necessidade da construcao de uma metodologia de ensino que favoreca a crianca a acreditar na sua capacidade de resolver situacoes conflitantes, evitando o desenvolvimento do comportamento apatico e, consequentemente, historias de fracasso escolar.
Descritores DECS:CRIANCAS
CRIANCA INSTITUCIONALIZADA
FRACASSO ESCOLAR
DEFICIENTES
DIAGNOSTICO
ADULTOS
METODOLOGIA
EDUCACAO
ENSINO
ESCOLAS
APATIA
ENTREVISTAS
 -CHILDREN
 INSTITUTIONALIZED CHILD
 ACADEMIC FAILURE
 DISABLED
 DIAGNOSIS
 ADULTS
 METHODOLOGY
 EDUCATION
 TEACHING
 SCHOOLS
 APATHY
 INTERVIEWS


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Id:729
Autor:SILVA, Sonia Aparecida Ignacio.
Título:Reflexoes sobre o lugar da cultura no pensamento de Antonio Gramsci.
Fonte:Doxa (Araraquara);1(2):151-162maio/ago. 1995.
Resumo em português: Este texto apresenta uma reflexao acerca do lugar da CULTURA no pensamento de ANTONIO GRAMSCI. Analisando uma das obras que compoem os 'escritos carcerarios' de Gramsci - Concepcao Dialetica da Historia - procura-se relacionar o conceito de CULTURA as demais categorias utilizadas pelo autor, tais como: filosofia, historia, politica, senso comum, ideologia e intelectuais organicos. Espera-se, com isso, contribuir para uma discussao - hoje, historicamente necessaria - sobre a possibilidade da educacao escolar desempenhar funcao relevante no desenvolvimento cultural de nossa sociedade.
Descritores DECS:CULTURA
FILOSOFIA
HISTORIA
POLITICA
EDUCACAO
BRASIL
 -CULTURE
 PHILOSOPHY
 HISTORY
 POLITICS
 EDUCATION
 BRAZIL


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Id:720
Autor:RIBEIRO, Paulo Rennes Marcal; CASSORLA, Roosevelt Moises Smeke.
Título:Um estudo sobre o discurso de um grupo de profissionais de um ambulatorio de saude mental da rede estadual de saude.
Fonte:Doxa (Araraquara);1(2):125-149maio/ago. 1995.
Resumo em português: Neste trabalho os autores analisam as opinioes emitidas por um grupo de profissionais de um ambulatorio de saude mental da rede publica de saude, sujeitos de uma entrevista onde descrevem o cotidiano do ambulatorio, quais os problemas que enfrentam, como sao as relacoes de trabalho, as relacoes interpessoais e as relacoes do ambulatorio com as esferas governamentais as quais esta subordinado. Os assuntos discutidos na entrevista centraram-se em quatro grandes temas: cotidiano do ambulatorio; politica governamental; politica interna; e regime de trabalho.
Descritores DECS:SAUDE MENTAL
SAUDE PUBLICA
INTERACAO INTERPESSOAL
RELACOES TRABALHISTAS
PSIQUIATRIA
ADULTOS
ATIVIDADES COTIDIANAS
POLITICA
FORMULACAO DE POLITICAS
CONDICOES DE TRABALHO
INSTITUICOES DE ASSISTENCIA AMBULATORIAL
ENTREVISTAS
 -MENTAL HEALTH
 PUBLIC HEALTH
 INTERPERSONAL INTERACTION
 LABOR MANAGEMENT RELATIONS
 PSYCHIATRY
 ADULTS
 ACTIVITIES OF DAILY LIVING
 POLITICS
 POLICY MAKING
 WORKING CONDITIONS
 AMBULATORY CARE FACILITIES
 INTERVIEWS


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Id:715
Autor:SILVA, Maria de Lourdes Ramos da.
Título:O papel do orientador educacional na escola de primeiro e segundo graus.
Fonte:Doxa (Araraquara);1(2):109-124maio/ago. 1995.
Resumo em português: O artigo analisa o papel do orientador educacional na escola de primeiro e segundo graus tanto em relacao a realidade atual, como em relacao aos novos horizontes que se lhe descortinam. Com esse objetivo, apresenta-se inicialmente uma retrospectiva historica da funcao da orientacao educacional, identificando tres momentos basicos ao longo de sua historia. A seguir, analisa-se o papel desenvolvido pelo orientador na escola de primeiro e segundo graus, destacando-se alguns momentos de escolaridade em que a participacao deste profissional torna-se vital como suporte ao desenvolvimento do projeto pedagogico da escola.
Descritores DECS:ORIENTACAO VOCACIONAL
EDUCACAO
ESCOLAS
MENTOR
 -OCCUPATIONAL GUIDANCE
 EDUCATION
 SCHOOLS
 MENTOR


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Id:713
Autor:OLIVEIRA, Maria Beatriz Loureiro de.
Título:Programa de intervencao em orientacao profissional com um grupo experimental.
Fonte:Doxa (Araraquara);1(2):89-108maio/ago. 1995.
Resumo em português: O presente artigo trata de um relato de experiencia com um grupo experimental cuja intervencao visava levantar as expectativas e necessidades dos jovens com relacao a escolha de um curso de terceiro grau. O objetivo, naquele momento, era tambem o de desenvolver tecnicas grupais e individuais utilizando a metodologia da pesquisa-acao. Sete categorias foram selecionadas, a partir do levantamento das expectativas, para o prosseguimento do estudo na etapa posterior.
Descritores DECS:ORIENTACAO VOCACIONAL
ESCOLHA DA PROFISSAO
ADOLESCENTES
TRABALHO
 -OCCUPATIONAL GUIDANCE
 OCCUPATIONAL CHOICE
 ADOLESCENTS
 WORK


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Id:712
Autor:BARRETO, Marcia Simao Linhares.
Título:Programas alternativos em educacao de criancas e jovens: modelos para participacao, analise e perspectivas.
Fonte:Doxa (Araraquara);1(2):47-88maio/ago. 1995.
Resumo em português: A finalidade deste trabalho e contribuir para a discussao de uma Metodologia, a partir da aplicacao de programas alternativos, utilizados com criancas e jovens de diferentes segmentos da sociedade, visando a avaliacao de programas sociais que tem um impacto significativo em suas vidas. No presente estudo, apresento a sintese dos resultados de uma pesquisa por mim desenvolvida, cujo projeto exploratorio tratou da Metodologia, baseada nos estudos de Lawrence Kohlberg. As colocacoes expressas envolvem conceitos de tecnica de 'Comunidade Justa', Valores e Ecologia Humana, nao desprezando os aspectos cognitivos da educacao.
Descritores DECS:CRIANCAS
ADOLESCENTES
METODOLOGIA
EDUCACAO
DESENVOLVIMENTO MORAL
KOHLBERG (LAWRENCE)
PROGRAMAS SOCIAIS
 -CHILDREN
 ADOLESCENTS
 METHODOLOGY
 EDUCATION
 MORAL DEVELOPMENT
 KOHLBERG (LAWRENCE)
 SOCIAL PROGRAMS


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Id:711
Autor:STELA, Florindo; CARAZAS, Ramiro Rivero G.
Título:Cerebro e cognicao.
Fonte:Doxa (Araraquara);1(2):33-45maio/ago. 1995.
Resumo em português: Com base nos principios da neuropsicologia, os autores discutem alguns vinculos que marcam a interface entre a atividade neuronal e a atividade mental. Para essa area do conhecimento, a atividade mental representa o grau mais elevado de refinamento dos circuitos neuronais do cerebro. Cabe lembrar que ambos, cerebro e mente, constituem sistemas autonomos e abertos e, ao mesmo tempo, interdependentes; eles nao subsistiriam senao mediante a reciprocidade dos seus processos. A natureza dessa interacao foi estabelecendo-se ao longo da evolucao biologica, social e psiquica do homem e revela-se particularmente atraves da producao cognitiva.
Descritores DECS:COGNICAO
CEREBRO
NEUROPSICOLOGIA
NEURONIOS
 -COGNITION
 BRAIN
 NEUROPSYCHOLOGY
 NEURONS


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Id:710
Autor:FRANCA, Carlos Alberto Vidal.
Título:Psicologia transpessoal: uma leitura para educadores a partir da historia da psicologia.
Fonte:Doxa (Araraquara);1(2):21-31maio/ago. 1995.
Resumo em português: Este artigo tem a intencao de divulgar entre educadores a Psicologia Transpessoal. Apos breves citacoes sobre as principais correntes psicologicas, apenas para situar a Psicologia Transpessoal nesta historia recente da psicologia ocidental, expoem-se alguns aspectos importantes desta maneira mais holistica de se estudar o ser humano. A citacao de alguns aspectos fundamentais da teoria transpessoal vem logo acompanhada de inferencias relacionadas com praticas educacionais que permeiam nosso cotidiano de professores, em qualquer nivel de atuacao.
Descritores DECS:HISTORIA DA PSICOLOGIA
EDUCACAO
CONSCIENCIA
MASLOW (ABRAHAM HAROLD)
PSICOLOGIA TRANSPESSOAL
 -HISTORY OF PSYCHOLOGY
 EDUCATION
 CONSCIENCE
 MASLOW (ABRAHAM HAROLD)
 TRANSPERSONAL PSYCHOLOGY


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Id:709
Autor:CHEVANCE, Andre.
Título:Da velhice ao envelhecimento: introducao a uma abordagem psicanalitica do envelhecimento e das psicopatologias que dele resultam.
Fonte:Doxa (Araraquara);1(2):7-20maio/ago. 1995.
Resumo em português: O autor pretende demonstrar que a manutencao da atividade social (laco relacional) da pessoa idosa e essencial para a sobrevivencia de sua vida psiquica. Sustenta ainda que o tempo so se torna fator patologico devido ao fracasso do movimento defensivo/adaptativo da regressao e a permanencia da fixacao que dela resulta; ambos como resultado da diminuicao da labilidade dos investimentos psiquicos. Fenomenos estes que se encontram relacionados com a ideia sustentada por Freud relativa a existencia de uma entropia psiquica. Mas o tempo torna-se fator patologico tambem devido ao fato de que toda perda envolve perdas de ordem narcisica.
Descritores DECS:ENVELHECIMENTO
IDOSO
PSICOPATOLOGIA
FREUD (SIGMUND)
PROCESSOS PATOLOGICOS
NARCISISMO
TEMPO
PULSAO DE MORTE
 -AGING
 AGED
 PSYCHOPATHOLOGY
 FREUD (SIGMUND)
 PATHOLOGIC PROCESSES
 NARCISSISM
 TIME
 DEATH INSTINCT


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Id:708
Autor:SAVIANI, Dermeval.
Título:Educacao e politica.
Fonte:Doxa (Araraquara);1(1):155-161jan./abr. 1995.
Resumo em português: Resumindo suas teses sobre as relacoes entre Educacao e Politica, Saviani afirma que apesar da educacao ter um papel politico decisivo no processo de transformacao social, e preciso desvincula-la da acao estritamente politico-partidaria, uma vez que sua tarefa basica - e sua forma especifica de contribuicao para a democratizacao da sociedade - e a formacao intelectual da populacao. Neste artigo o autor reafirma, contudo, posicoes ja explicitadas em sua vasta producao bibliografica.
Descritores DECS:EDUCACAO
POLITICA
DEMOCRACIA
SOCIEDADE
 -FORMACAO PROFISSIONAL
 EDUCATION
 POLITICS
 DEMOCRACY
 SOCIETY
 PROFESSIONAL TRAINING


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Id:707
Autor:MIRANDA, Ivanise Leite de.
Título:A conscientizacao dos valores eticos na praxis pedagogica intencional e a construcao da democracia.
Fonte:Doxa (Araraquara);1(1):129-153jan./abr. 1995.
Resumo em português: Partindo-se do principio de que a educacao e fator essencial na construcao da sociedade democratica, este texto ao reafirmar a importancia da teoria marxista, propoe-se a refletir sobre a redefinicao da democracia enquanto forma e a possibilidade de sua superacao para democracia-condicao social - como um dos compromissos politicos da educacao - atraves do exercicio da praxis intencional de seus agentes, a partir dos principios de tolerancia e pluralidade multidisciplinar. A reificacao da vida cotidiana requer a sua reconstituicao ontologica pela via da conscientizacao dos valores eticos contidos na genericidade.
Descritores DECS:EDUCACAO
DEMOCRACIA
SOCIEDADE
ETICA
MARXISMO (SAUDE PUBLICA)
ATIVIDADES COTIDIANAS
CONSCIENTIZACAO
 -EDUCATION
 DEMOCRACY
 SOCIETY
 ETHICS
 MARXISM (PUBLIC HEALTH)


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Id:706
Autor:CHAKUR, Cilene Ribeiro de Sa Leite.
Título:Trabalho docente nas series finais do primeiro grau: um exemplo de construcao coletiva da profissionalidade.
Fonte:Doxa (Araraquara);1(1):115-128jan./abr. 1995.
Resumo em português: Trata-se de projeto multidisciplinar que visa estabelecer fundamentos pedagogico-epistemologicos da pratica docente e exercitar o professor de primeiro Grau na relacao acao-reflexao-acao. Resultaram do projeto mudancas na pratica como um todo, sinalizando avancos no processo de desenvolvimento profissional docente. Conclui-se que o professor pode tornar-se construtor da propria pratica quando dois fatores estao presentes na situacao: a estabilidade do grupo de participantes e o exercicio profissional coletivo.
Descritores DECS:PRATICA PROFISSIONAL
AUTONOMIA PROFISSIONAL
PROFESSORES
EDUCACAO
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
 -PROFESSIONAL PRACTICE
 PROFESSIONAL AUTONOMY
 TEACHERS
 EDUCATION
 PROFESSIONAL DEVELOPMENT


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Id:705
Autor:DUARTE, Newton.
Título:A educacao escolar e a teoria das esferas de objetivacao do genero humano.
Fonte:Doxa (Araraquara);1(1):95-114jan./abr. 1995.
Resumo em português: Qual o papel de educacao escolar na formacao do individuo? Baseado na teoria da objetivacao humana, desenvolvida por LUKACS (1982) e por HELLER (1977), este texto apresenta um esboco de algumas ideias que vem sendo desenvolvidas num estudo filosofico-ontologico, voltado a questao formulada acima. Defende-se a tese do papel da educacao escolar na formacao do individuo, o papel de atividade mediadora entre a esfera da vida cotidiana e a esfera da vida nao cotidiana na objetivacao da humanidade. Neste sentido o texto questiona algumas ideias comumente associadas ao tema do cotidiano.
Descritores DECS:EDUCACAO
ATIVIDADES COTIDIANAS
DESENVOLVIMENTO HUMANO
ESCOLAS
 -EDUCATION
 ACTIVITIES OF DAILY LIVING
 HUMAN DEVELOPMENT
 SCHOOLS



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