|
Id: | 8876
| Autor: | LAMOREA, Maria Lucia; COSTA, Maria da Piedade Rezende da. | Título: | Possibilidades educacionais de criancas com sindrome de Down: a utilizacao do metodo montessoriano.
| Fonte: | Doxa (Araraquara);1(3):91-107set./dez. 1995.
| Resumo em português: | O presente estudo trata sobre o trabalho realizado com tres criancas portadores da Sindrome de Down (um menino e duas meninas), na faixa etaria entre tres e sete anos, alunos de uma classe especial da rede municipal de ensino de Araraquara, Estado de Sao Paulo. Teve como objetivo investigar se os principios e material montessorianos poderiam ser utilizados com sucesso por essas criancas. Elas foram expostas a seis tipos diferentes de atividades montesserianas, em um total de 10 sessoes para cada tipo de atividade totalizando 60 sessoes para cada crianca. Os comportamentos apresentados pelas criancas, durante as sessoes, foram observados e registrados. Os registros informaram sobre os acertos e erros da crianca na execucao das tarefas, ou seja, como resolveu o problema ao ser exposta ao material montessoriano. Conforme analise dos dados, cada crianca demonstrou habilidade e criatividade no manuseio do material, de acordo com seu ritmo e repertorio, em relacao as seis atividades do metodos montessoriano. Concluiu-se, entao, que, pelo menos essas seis atividades do metodo podem ser utilizadas com sucesso por criancas portadoras da Sindrome de Down. | Descritores DECS: | SINDROME DE DOWN METODO MONTESSORI DESENVOLVIMENTO COGNITIVO EDUCACAO ESPECIAL
| | -DOWN SYNDROME MONTESSORI METHOD COGNITIVE DEVELOPMENT SPECIAL EDUCATION
|
|